domingo, 11 de outubro de 2009

Anestesia Veterinária








Atualmente encontramos uma medicina veterinária cada vez mais especializada, são veterinários de pequenos animais cirurgiões, oftalmos...neurologista e entre outros, os anestesistas! Lendo dessa forma, parece óbvio! Porém, destaco que ainda é comum o desconhecimento desse profissional especializado por parte da maioria dos proprietários de cães e gatos. Isso, aliado ao fato de que existem colegas veterinários que ainda, infelizmente, praticam o ato de anestesiar e operar ao mesmo tempo seus pacientes, corrobora para a desinformação.




Deixando a parte negativa de lado, podemos dizer que hoje a anestesia veterinária conta com uma série de equipamentos, medicamentos e técnicas anestésicas que torna a sua prática cada vez mais segura e confortável para o paciente e o seu proprietário.
O tão temido "medo de anestesia", comum em muitos proprietários, pode ser facilmente diminuido com uma boa avaliação pré-anestésica e através da solicitação de alguns exames!
É preciso que fique claro, existe um risco inerente a todo e qualquer procedimento anestésico, mas esse é um risco mínimo; onde se enquandram uma pequena porcentagem de animais que não toleram bem a depressão das atividades cerebrais (SNC) causanda na anestesia geral. Fora esse grupo, o risco é sempre menor quanto mais jovem e saudável é o paciente.
No quisito idade, tanto os animais muito jovens (recem nascidos) quanto os muito idosos, devido a imaturidade organiga no primeiro caso e ao envelhecimento, no segundo; apresentam risco anestésico maior uma vez que não metabolizam muito bem as drogas anestésicas.




Atualmente, com utilização da anestesia inalatória associada a anestásicos injetáveis, procedimentos em pacientes críticos, idosos ou cardiopatas tornam-se relativamente mais seguros e possíveis de serem realizados com segurança e risco aceitável aos pacientes; diferente do que ocorre com o uso restrito de técnicas anestésicas injétáveis.




É devido a todas essas nuanças e possibilidades que acho fundamental o conhecimento da existência de anestesistas veterinários. Quem não gostaria de ter junto ao seu animalzinho de estimação, um profissional capacidato presente somente para conduzir a anestesia do seu bichinho do ínicio ao fim!! Para quem não sabe, o anestesista veterinário deve estar presente antes do ínicio da cirurgia...avaliando clínicamente o paciente e escolhendo as drogas mais adequadas para o procedimento, controlando as funções vitais do paciente durante a cirurgia (trans-operatório) e acompanhando a recuperação anestésica...até que o paciente apresente condições fisiológicas que favoreçam o despertar completo conforme cada caso. Se cada um de nós, gostaria ou faz questão de conheçer o seu anestesista antes de qualquer procedimento cirurgico, porque com seus animais de estimação tem que ser diferente???




A partir de hoje, retomo a direção do blog (voltei a internet!rsrs), e tratarei de assuntos anestésicos nas mais diversas áreas (odontologia, ortopedia, cirurgia geral, radiologia) esperando contribuir com a divulgação da minha atividade profissional e ajudar em qualquer dúvida a esse respeito.








os contatos podem ser feitos pelo: vetjairo@gmail.com








Abs








M.V. M.Sc. Jairo Ramos de Jesus.




Um comentário:

  1. Ola Dr. Meu nome é Roberta Moro em uma cidade (CAratinga-MG)onde tem 5 veterinários mas nenhum deles tem o anestesico inalado.Estou com um possivl problemao e nao sei o que fazer...Meu gato tem 11 anos e a algumas semanas tenho percebido que sua gengiva esta vermelha com sinais claros de gengivite por causa de acumulo de tartaro ja que ele nunca deixou que eu escovasse seus dentes.E tenho percebido uma certa perda de peso.Estou com medo de pedir a algum veterinario pra retirar por causa da anestesia.
    O que faço?ele sempre teve boa saúde, não sai de casa é castrado mas tenho medo de perder meu "filho".
    obrigada pela atenção.
    Meu e-mail é betateles6@hotmail.com
    Ficarei eternamente grata pela resposta.

    ResponderExcluir